Servidores da Câmara Municipal participam de curso para aprimoramento da Lei Orgânica em Cáceres

"A Lei Orgânica é essencial, pois funciona como a constituição do município", "regimento Interno é a base que sustenta qualquer câmara"

Por Leandro D.Gomes

Quatro servidores da Câmara Municipal de Figueirópolis d'Oeste, juntamente com representantes de outras câmaras da região, Participaram ativamente da Oficina de Marcos Jurídicos promovida pelo programa Interlegis do Senado Federal. O evento, sediado na Câmara de Cáceres, visa aprofundar o conhecimento sobre Regimento Interno e Lei Orgânica, fundamentais para a estrutura legislativa municipal.

Durante o evento, realizado até quinta-feira (20), os participantes discutiram formas de tornar os textos das leis orgânicas e regimentos internos municipais mais concisos e acessíveis à compreensão pública. Ricardo Murta, destacou a importância de identificar incongruências nas leis existentes e propor ajustes que promovam maior clareza jurídica.

Lei Orgânica

"A Lei Orgânica é essencial, pois funciona como a constituição do município", explicou Murta, que utilizou a Lei Orgânica de Cáceres como exemplo para ilustrar os pontos de melhoria. A equipe do Interlegis do Senado disponibilizou Lei Orgânica Modelo, com requisitos para legislações eficazes.

Além dos aspectos técnicos, a oficina aborda também questões de jurisprudência e técnicas legislativas, proporcionando um ambiente propício para atualizações conforme as decisões judiciais e a realidade local. A iniciativa é parte do 1° Legisl'ATIVO' da Câmara de Cáceres, organizado pela Escola do Legislativo, que visa promover capacitação, transparência pública e inovação nas câmaras municipais da região.

A programação do evento foi até quinta-feira, incluindo debates sobre resolução de conflitos normativos, atualização de textos legislativos e práticas para evitar redundâncias desnecessárias. A expectativa é que as novas diretrizes propostas beneficiem não apenas os legisladores, mas também a população, ao garantir uma legislação mais clara e acessível.

Regimento Interno

Os vereadores e vereadoras, também conhecidos como edis, têm um papel fundamental nas casas legislativas. Encerrar uma sessão, ou "levantar a sessão", é uma prática comum, Esses são exemplos de dizeres que estava no Regimento Interno, mas essa linguagem utilizada nos regimentos pode ser simplificada e modernizada.

No dia 18 de junho, as discussões avançaram para a fase de ajustes e atualizações nos regimentos internos das casas legislativas. O objetivo é modernizar esses documentos, alinhando-os com a Constituição, a Lei Orgânica, e as jurisprudências mais recentes.

É importante lembrar que o Regimento Interno é a base que sustenta qualquer câmara. Nele estão descritas as funções legislativas, fiscalizadoras e administrativas da instituição.

A atualização do Regimento Interno, incluindo a remoção de termos antiquados como "edis", é crucial para tornar o funcionamento da câmara mais eficiente e acessível à população.

Os servidores voltaram todos admirados pelos ensinamento passados no 1° Legisl'ATIVO' que ocorreu na Câmara de Cáceres, "Agradecemos ao Senado e à Câmara de Cáceres pelo excelente evento!"