Turismo

por fid publicado 08/02/2017 11h15, última modificação 10/02/2017 07h55

Rio Jauru


O Rio Jauru é um rio brasileiro da Bacia do Rio Paraguai do Estado de Mato Grosso. Sua nascente esta situada na Chapada dos Parecis, próximo ao nascente do Rio Guaporé e de vários rios do curso alto do Rio Juruena. O Rio Jauru corre em direção Sul, passando pelo município de Figueirópolis, passando por outros municíos e vindo a  desembocar na margem direita do Rio Paraguai cerca de 61 km abaixo da cidade e Cáceres, no que compreende o 497 km do Rio Paraguai já na área do Pantanal.

O Rio Jauru foi um dos melhores identificados limites específicos entre América Espanhola e América Portuguesa, e para isto ergueu-se um monumento conhecido como Marco do Jauru.  A peça arquitetônica, seccionada em duas partes, portuguesa e espanhola, foi erigida com a finalidade de demarcar a fronteira territorial, estabelecida pelo Tratado de Madri, entre os domínios espanhóis e portugueses na América do Sul, e selou o fim das disputas territorias entre os dois países na América.

Este tão importante Rio que banha o Município de Figueirópolis D'Oeste, recebe em suas margens, grande parte da população para  prática de pesca em período permitido, e que também aproveitam de suas refrescantes aguás nos dias quentes de verão , e ainda turistas que apreciam de sua rica flora e fauna que abrange todo seu percurso
.


Rio Jauru.jpg